UN Website | UNEP Website | UN Website Locator Site Map Contact Us  

Sign up for our
Email Newsletter

  
  Sign up to receive news and updates from UNEP FI.  
  » Learn more...  
     

About UNEP FI

 

UNEP FI Statement

 

Declaração Internacional da Banca sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sustain-Ability)

Nós, membros do sector dos serviços financeiros, reconhecemos que o Desenvolvimento Sustentável depende de uma interacção positiva entre o desenvolvimento económico e social, e a salvaguarda do ambiente, a fim de equilibrar a satisfação dos interesses das gerações actuais e futuras. Reconhecemos para além disso que o Desenvolvimento Sustentável é da responsabilidade colectiva dos governos, empresas, e cidadãos. Para atingir objectivos ambientais comuns, estamos decididos a trabalhar em cooperação com estes actores sociais no contexto dos mecanismos de mercado. De referir que em fins de 1998 mais de 100 instituições financeiras já tinham aderido publicamente a esta Declaração tendo também mais de 75 seguradoras adoptado um compromisso idêntico. (Insurance Industry Initiative on the Environment). Não se trata apenas de saber o que pode o sector financeiro fazer pelo ambiente mas o que uma actuação ambientalmente responsável pode conseguir para o sector da Banca e Seguros, com a operacionalização dos princípios da Declaração num contexto de crescente preocupação ambiental e da mais estricta regulamentação global.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Encaramos o Desenvolvimento Sustentável como um aspecto fundamental de uma sólida gestão empresarial. Acreditamos que o Desenvolvimento Sustentável pode ser mais facilmente conseguido no contexto do funcionamento dos mercados, de uma apropriada regulamentação e de instrumentos económicos eficientes. Os governos de todos os países têm um papel de liderança no estabelecimento e reforço de valores e prioridades ambientais comuns de longo prazo. Consideramos os serviços do sector financeiro como um importante contributo para o Desenvolvimento Sustentável em associação com os outros sectores económicos. Reconhecemos no Desenvolvimento Sustentável um compromisso empresarial e uma componente do nosso empenho na cidadania empresarial.

Gestão Ambiental e Instituições financeiras

1. Subscrevemos a abordagem precaucionária da gestão ambiental centrada na antecipação e prevenção da degradação ambiental.

2. Estamos decididos em cumprir a regulamentação ambiental aplicável às nossas actividades e serviços empresariais a nível local, nacional e internacional.

3. Esforçar-nos-emos por integrar as questões ambientais nas nossas actividades, práticas de gestão e outras decisões empresariais, em todos os mercados.

4. Reconhecemos que a identificação e quantificação dos riscos ambientais devem fazer parte do processo normal de avaliação e gestão dos riscos, tanto nas actividades a nível doméstico como internacional. Em relação aos nossos clientes, consideramos que a conformidade com a regulamentação ambiental aplicável e a utilização de práticas ambientalmente seguras são importantes factores da demonstração de uma gestão empresarial eficiente.

5. Empenhar-nos-emos na aplicação das melhores práticas de gestão ambiental, incluindo eficiência energética, reciclagem e prevenção dos resíduos na origem. Procuraremos estabelecer relações empresariais com parceiros, fornecedores, e entidades sub-contratadas que, similarmente, adoptem elevados padrões ambientais.

6. Tencionamos actualizar periodicamente os nossos métodos para lhes incorporar os desenvolvimentos relevantes em matéria de gestão ambiental. Encorajamos o sector dos serviços financeiros a realizar investigação neste domínio e em áreas com ele relacionadas.

7. Reconhecemos a necessidade de realizar periodicamente auditorias ambientais internas, e de avaliar as nossas próprias actividades face aos objectivos ambientais.

8. Encorajamos o sector dos serviços financeiros a desenvolver produtos e serviços que promovam a salvaguarda ambiental.

Sensibilização do público e comunicação

1. Recomendamos às Instituições Financeiras que elaborem e publiquem uma Declaração da sua Política Ambiental e que, periodicamente, comuniquem as medidas que adoptaram para promover a integração das questões ambientais nas suas actividades

2. Partilharemos a informação disponível com os clientes de modo a permitir-lhes reforçar as suas próprias capacidades para reduzir riscos ambientais e promover o Desenvolvimento Sustentável

3. Encorajaremos a abertura e diálogo em matéria de questões ambientais com audiências relevantes, incluindo accionistas, empregados, clientes, governo, e público em geral.

4. Pedimos ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) para ajudar o sector dos serviços financeiros a promover os princípios e objectivos da presente Declaração fornecendo-lhes a informação pertinente que dispõe sobre o Desenvolvimento Sustentável.

5. Encorajamos as outras Instituições Financeiras a apoiar a presente Declaração e comprometemo-nos a partilhar com elas as nossas experiências e conhecimentos por forma a difundir as melhores práticas.

6. Trabalharemos periodicamente com o PNUA para apreciar os sucessos obtidos na implementação desta Declaração que será revista quando apropriado.

(*) A Declaração Internacional da Banca, apoiada pelo PNUA, não pode ser desligada do conhecimento e adopção da Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa, também suportada pelo PNUA, (Peneda, Constança - Revista Pequena e Média Empresa do IAPMEI, III Série, Nº 24 - Abril/Junho 1998).

Convite a assinar a Declaração:

Nós, abaixo assinados, aprovamos os princípios anunciados nesta Declaração e esforçar-nos-emos para assegurar que as nossas políticas e actividades empresariais promovem a salvaguarda do ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.

 


About the UNEP FI Statements
  Institutions wishing to join UNEP FI must sign one of the UNEP FI Statements, depending on their core business.

More information:
» Benefits of joining
» Signatory obligations
» How to join
 
     
Translations
  Translations of the UNEP FI Financial Institutions Statement:

* Hardcopy only. Please contact UNEP FI (fi@unep.ch) to obtain copies.