A UNEP FI e o Programa de Assistência Técnica da LAGreen realizou uma Série de Treinamento sobre Títulos Verdes, Sociais e Sustentáveis na América Latina e no Caribe durante 2022: Bolívia, Brasil, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e República Dominicana.

Neste contexto, a UNEP FI e o Programa de Assistência Técnica LAGreen, juntamente com a SITAWI, organizou dois workshops on-line e um presencial sobre Títulos Vinculados à Sustentabilidade (SLBs) em julho de 2022.

Objetivo geral

Aumentar a consciência e a capacidade dos participantes do mercado de SLBs no Brasil sobre os riscos e oportunidades deste novo instrumento de renda fixa. Ele analisou os dados atuais do mercado de edições passadas, as principais tendências para os próximos anos e os principais desafios para que o mercado continue a crescer e se desenvolver no Brasil, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Workshop no local

Público-alvo: incluindo atores financeiros:

  •  Bancos: corretores de apostas potenciais de SLBs – 18 de agosto

SOBRE O EVENTO:

No dia 18/agosto, das 9h às 13h, aconteceu o evento presencial “SLBs no Brasil – Títulos de dívida vinculados a metas ASG”, em edição direcionada a bancos brasileiros. O evento incluiu uma série de capacitações sobre títulos de dívida sustentáveis na América Latina e Caribe, organizado pela UNEP-FI e LAGreen. No Brasil, esta edição foi realizada em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e com o apoio técnico da NINT. 

O evento visava como objetivo conscientizar e capacitar os participantes do mercado de Sustainability-Linked Bonds (SLBs) no Brasil sobre as oportunidades e riscos deste novo instrumento de dívida. Além disso, os participantes puderam conhecer mais sobre a estrutura dos SLBs, informações do mercado brasileiro, discussões sobre as tendências internacionais, desafios deste mercado e casos reais com participação de instituições líderes no mercado. 

Público máximo: 50 pessoas.

Duração: uma oficina com duração de 4-6 horas.

mais informações

Workshops on-line
  • Gestores de fundos: potenciais investidores em SLBs – 25 de agosto e 1 de setembro

Nos dias 25/agosto e 1/setembro, das 9h às 10h30, aconteceu o webinar “SLBs no Brasil – Títulos de dívida vinculados a metas ASG”, em edição direcionada a gestoras de fundos brasileiras. O webinar incluiu uma série de capacitações sobre títulos de dívida sustentáveis na América Latina e Caribe, organizado pela UNEP-FI e LAGreen. No Brasil, esta edição teve o apoio técnico da NINT e colaboração da Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro (ANBIMA). 

O evento teve como objetivo conscientizar e capacitar os participantes do mercado de Sustainability-Linked Bonds (SLBs) no Brasil sobre as oportunidades e riscos deste novo instrumento de dívida. Além disso, os participantes puderam conhecer mais sobre a estrutura dos SLBs, informações do mercado brasileiro, discussões sobre as tendências internacionais, desafios deste mercado e casos reais com participação de instituições líderes no mercado. 

mais informações

  • Empresas não financeiras: potenciais emissores de SLBs – 28 de outubro (Cadastre-se aqui)

As operações de dívida ESG e o desenvolvimento dos indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG) têm registrado um crescimento no mercado global, superando os US$ 1,6 tri em 2021. Segundo a Environmental Finance Data, houve um avanço de mais de 100% com relação ao ano de 2020.  

O mercado de dívida evoluiu trazendo outros tipos de ativos, como os Sustainability linked bonds (SLB’s), que possibilitam maior liberdade sobre o uso do capital do investidor, ao cumprir metas ambientais e sociais atreladas à emissão da dívida, dentro de um prazo previamente estabelecido. Apesar do primeiro SLB brasileiro ter ido a mercado em 2020, o volume das emissões segue em expansão e atingiu a marca de US$ 8,3 bilhões emitidos em 2021

No dia 28 de outubro, das 9h às 11h30, acontece o webinar “SLBs no Brasil – Títulos de dívida vinculados a metas ASG”, em edição direcionada a empresas brasileiras. O webinar integra uma série de capacitações sobre títulos de dívida sustentáveis na América Latina e Caribe, organizado pela UNEP-FI e LAGreen. No Brasil, esta edição tem apoio técnico da NINT e colaboração da Rede Pacto Global Brasil.  

Duração: 2 oficinas de 2 horas, para cada audiência.o.

Público máximo: 50 pessoas para cada sessão.

 

Contato

Carolina Yazmín López

Organizadores

Horários GMT/UTC -3  Actividade Instituições
9h – 9h20 Abertura UNEP FI, FEBRABAN e NINT
9h20 – 9h40 Introdução LAGREEN
9h40 – 10h40 Mercado de dívida sustentável e as particularidaes dos SLBs NINT
10h40 – 11 Coffe Break
11 – 11h40 Mercado de SLBs no Brasil, questões, controvérsias e tendências NINT
11h40 – 12h20 Estudos de caso Citrosuco e JGP
12h20 – 13 Mesa redonda com speakers, Q&A e fechamento Citrosuco e JGP